Como Começar a Correr?

Como Começar a correr


6 Dicas para Melhorar o seu Desempenho.

Como começar a correr e transformar isso em um hábito é algo que está crescendo muito no mundo.

Por isso, correr é um dos exercícios físicos mais benéficos para o corpo, melhora o condicionamento físico, reduz o estresse, e de quebra emagrece.

Justamente por ter tantos benefícios que a corrida tem conquistado cada vez mais adeptos que buscam uma vida mais saudável, equilibrada e estimulante.

Portanto aqueles que estão começando agora, quanto para os corredores de carteirinha, existem algumas dicas que podem ajudar a melhorar o desempenho em corridas:

1.Faça Planejamentos

Traçar objetivos é importante para se manter motivado e para acompanhar seu crescimento e a melhoria da sua performance.

Ao estabelecer metas é mais fácil definir como será seu treino, a sua freqüência, a duração e qual tipo de corrida.

Estes objetivos definidos e claros possibilitarão que você crie disciplina mantenha o foco e perceba resultados de forma mais explícita.

Com a ajuda de um profissional, monte uma rotina de treinos e exercícios que estejam alinhados com as suas metas.

Então um teste ergométrico mostra os limites do corpo durante momentos de esforço. É uma referência do seu condicionamento físico e mostra quais detalhes é preciso prestar atenção na hora de se exercitar.

Já a avaliação física permite que você avalie seu peso, seu percentual de gordura e suas medidas.

Portanto também é necessário fazer o teste de pisada para escolher o tênis ideal e para melhorar sua performance em corridas.

Então tendo esses números será mais fácil traçar objetivos, estabelecer metas e entender qual deve ser o seu foco.

Como começar a correr com planejamento

2. Utilize Roupas e Tênis Tecnológicos

Algo importante para você decidir como começar a correr, é a escolha da roupa e tênis ideais para a corrido. Você sabia que não são quaisquer itens que são indicados para este esporte?

Aqui vamos falar de alguns pontos importantes para ajuda você a escolher a roupa e o tênis perfeito.

Como Começar a Correr: Roupas que Transpiram

Antigamente, a roupa era um verdadeiro adversário por não evaporar o calor. Portanto, a peça ficava encharcada e representava uma barreira para o suor evaporar e resfriar a pele.

Esta evaporação do suor evita o aumento da temperatura corporal em função da enorme quantidade de calor produzida pelo corpo. O que resfria o corpo é a evaporação e não a produção do suor.

Se existir uma barreira para o suor evaporar, o corpo produz ainda maior taxa de sudorese e o risco de desidratação aumenta além do desempenho físico ser prejudicado.

Portanto, o tecido tecnológico ou tecido “inteligente” das blusas para academia literalmente transferem o suor produzido para suas camadas externas, facilitando a evaporação e o resfriamento do corpo.

Como resultado, a camiseta retém muito menos suor, ficando inclusive muito mais leve, além de proporcionar muito mais conforto térmico e ser mais agradável no contato com a pele.

Esse fator citado acima é somente um dos benefícios que o uso de tecidos tecnológicos possibilitam.

Um tecido para ser considerado um tecido tecnológico e contribuir positivamente no desempenho do atleta deve ter: isolamento térmico e troca de ar, absorção e transporte de umidade e sensação de conforto na pele.

Então, um tecido que merece destaque são os tecidos compostos por poliamida ou poliéster. Entretanto, em diversos quesitos a poliamida é superior, por exemplo o fio de poliamida tem a capacidade de absorver o suor em 4%, enquanto o poliéster não chega em 1%.

Proteção UV e Compressão

Outra tecnologia muito importante desenvolvida nos tecidos é a proteção UV. Muitos praticantes de corrida optam por corridas ao ar livre, sendo assim é comum treinarem á exposição solar.

Consequentemente, o atleta correrá risco de se queimar e a longo prazo poderá até desenvolver um câncer de pele. Por isso é importante utilizar tecidos com proteção UV, assim o raio solar bate na roupa e volta.

Outra dica importante é utilizar roupas com compreensão no tecido. Através do elastano, os músculos ficam mais comprimidos e isso evita lesões.

Além da roupa é importante a escolha de um tênis correto. O tênis deve ter amortecimento reforçado, ser leve, confortável, flexível, arejado e apropriado ao seu tipo de pisada.

Além disso, o tênis deve ser trocado a cada ano, caso sejam usados mais que 3 vezes por semana.

3. Respire Corretamente Durante a Corrida

Por incrível que pareça, a respiração é um elemento fundamental durante a prática de todo exercício físico, especialmente durante corridas.

Pode parecer difícil, mas evite respirar pela boca mesmo quando estiver ofegante para não ressecar a garganta.

Durante a corrida, conte a sua respiração de acordo com o seu caminhar, ou seja, gaste o mesmo tempo que você levou para inspirar na hora de expirar e tente mesclar com o número de passos.

Por exemplo: dê cinco passos durante a inspiração e cinco durante a expiração. Além disso, invista na a respiração abdominal em vez da peitoral.

Dessa forma você consegue respirar melhor, e de forma mais profunda, oxigenando mais o corpo. Assim melhora seu desempenho em corridas.

4. Faça Aquecimentos Antes de Começar a Correr

Alongamentos são essenciais para aquecer o corpo e prepará-lo para o esforço; previnem lesões sérias que podem ocorrer pela falta de preparo. E relaxam os músculos após a corrida, principalmente se ela for intensa.

Faça aquecimentos antes e depois de correr para garantir que seus músculos continuem trabalhados e fortes. Vale esticar as pernas e tentar tocar os pés com as mãos. Depois trazer um dos pés em direção aos glúteos, alternando o movimento. E até mesmo fazer abdominais antes e depois de correr.

Também é aconselhável fazer uma caminhada mais leve antes de correr. Certamente, aumentar a intensidade aos poucos para acostumar o corpo ao exercício.

Como Começar a correr fazendo alongamentos

5. Como Começar a Correr: Fortaleça seus Músculos

Fortalecer os músculos das pernas, abdômen e costas permitirá que ocorra melhor absorção do impacto de cada passada, aumentando a energia e prevenindo lesões.

Exercícios como Yoga ajudam a fortalecer os músculos que serão trabalhados durante seu treino. Ou seja, criam consciência corporal que ajuda a entender melhor o seu corpo e seu funcionamento. Além disso, ensinam técnicas de respiração que serão extremamente úteis para melhorar sua performance.

Também existem muitos benefícios da musculação ​para corredores que buscam aprimorar seu desenvolvimento.

Fortalecer músculos e criar resistência é importante para assegurar que o corpo esteja preparado para os desafios das corridas oferecem.

6. Tenha uma Alimentação Saudável

A alimentação é um fator essencial para potencializar resultados e para conseguir seguir um ritmo de corrida.

Certamente, um nutricionista indicará uma dieta para seu perfil e montará um cardápio ideal para uma vida mais saudável e equilibrada.

A sua performance em corrida também pode ser diretamente afetada pelo seu cardápio. Isso porque o que você come é transformado em fonte de energia para o corpo funcionar corretamente.

Antes do treino, é importante ingerir carboidratos para fornecer energia ao organismo, durante o treino beber água, bebidas isotônicas ou água de coco e depois do treino, ingerir proteínas para promover o crescimento muscular.

O canal do youtube da nossa parceira Mamãe Vida Saudável com certeza pode te ajudar a organizar e ter ideias para montar seu cardápio.

Como Começar a Correr

A conclusão de como começar a correr é muito simples:

  • Tenha uma alimentação balanceada e saudável;
  • Utilize roupas e acessórios com a tecnologia apropriada para a corrida;
  • Mantenha a musculação para fortalecimento e exercícios complementares para auxiliar na manutenção muscular após a você correr;
  • Faça aquecimentos e alongamentos antes e depois de correr, isso vai ajudar na prevenção de lesões;
  • Respire corretamente durante a corrida;
  • Ou seja, Planeje-se!

Portanto, correr é uma atividade que você deve se preparar e persistir para que se torne um hábito. Acima de tudo, é um hábito que te ajuda a controlar o peso e condicionamento físico.

E ai, qual destas dicas você gostou mais? Comente e compartilhe com as amigas!

Deixe seu comentário